Olá professora e colegas...
Como não conseguimos realizar um comentário em um mapa conceitual de um grupo, devido a erros, tomamos a liberdade de escrever um pequeno texto que resume e que vem para ser um comentário geral de todas a postagens dos mapas conceituais criados.
O uso das tecnologias na educação
Em um mundo tecnológico, integrar novas tecnologias à sala de aula ainda é pouco frequente e um desafio para docentes.
O fato é que o uso dessas tecnologias pode aproximar alunos e professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. O aluno passa de mero receptor, que só observa e nem sempre compreende, para um sujeito mais ativo e participativo. O ideal seria testar as novas tecnologias e identificar quais se enquadram na realidade da escola e dos alunos. Uma das dificuldades é a falta de infraestrutura de algumas escolas e a falta de formação de qualidade para os professores quanto ao uso dessas novas tecnologias.
São muitos os benefícios trazidos pelos recursos tecnológicos à educação. Contudo, é preciso que o professor conheça as ferramentas que tem à sua disposição se quiser que o aprendizado aconteça de fato. O uso das tecnologias na escola está além de disponibilizar tais recursos; ele implica aliar método e metodologia na busca de um ensino mais interativo.
Hoje, com todos os avanços, existe a necessidade de adequação, de abertura para o novo, a fim de tornar as aulas mais atraentes, participativas e eficientes. A ideia não é abandonar o quadro negro, mas usar das novas tecnologias em sala de aula.
Esperamos com estas palavras termos resumido o objetivo principal da construção do mapas conceituais que foi o uso das tecnologias na educação. Esperamos também suprir a falta de comentários diretamente nos mapas devido a problemas encontardos.
Autores: Edinéia Karine Wermeier Krügel, Franciele Aline Muller e Silvério Schneider.