quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Inclusão do aluno surdo no ambiente escolar


 Inclusão do aluno surdo no ambiente escolar

     Realizamos pesquisa sobre a inclusão do aluno surdo na Escola Estadual Águia de Haia, localizada em Três Passos, RS. Atualmente fazem parte da escola três alunos surdos que se comunicam através da Língua Brasileira dos Sinais (LIBRAS). Estes alunos estão inclusos no ensino regular com Atendimento Educacional Especializado (AEE) em turno inverso na sala multifuncional. Apenas uma aluna é oralizada e faz leitura labial, sendo que é assistida pelos professores através do AEE. Dois alunos têm intérprete em algumas aulas apenas, já que a escola possui apenas um profissional deste ramo.
     A escola Águia de Haia possui uma professora que é intérprete de LIBRAS. Os outros professores possuem cursos básicos. Quanto a inclusão, de um modo geral o relacionamento com os surdos não é tão fácil, já que, segundo a escola, faltam profissionais para esta área e a mesma necessita se adaptar com os recursos disponíveis. 
     Apesar de os professores da escola receberem o total apoio do AEE e da intérprete de LIBRAS, os mesmos não conseguem se comunicar com esta linguagem com os alunos surdos. Conforme os entrevistados, além de existirem poucos cursos na área, não há incentivo financeiro por parte das coordenadorias e secretarias de ensino, o que se torna um entrave ao aperfeiçoamento da classe docente. 



Autores: Denise Fernanda Schlindwein, Ieda Renz, Joice Carine Cerri, Miquéias Morais e Ronei Pilger.



10 comentários:

  1. Parabenizo o grupo pela postagem e deixo alguns questionamentos:
    Existe algum professor surdo?
    Do ponto de vista de vocês é necessário uma escola com atendimento específico para surdos?
    Como a comunidade lida com a inclusão dos surdos na escola regular?

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  2. Olá Valesca!!! Nesta escola não existe professores com deficiência auditiva. No meu ponto de vista, com nossa formação, não estamos preparados para atender alunos surdos. Então as escolas com atendimento especifico seriam a melhor opção de ensino para estes alunos.
    Abraço Miquéias

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  3. Sugerindo...
    Como estamos em constante formação. Sendo a Língua Brasileira de Sinais - Libras nossa segunda língua. Não seria interessante buscarmos junto ao Atendimento Educacional Especializado e ao profissional que é interprete de Libras, um meio de aprendermos a Língua dos Sinais? Como poderia acontecer?

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  4. Aqui em Três Passos, o SENAC juntamente com o CRAS oferecem cursos gratuitos de LIBRAS, eles tem duração de mais ou menos 3 meses e são no período da noite. É um curso básico, mas que com certeza contribuí muito para a formação de um professor que esteja aberto a inclusão. Alguns de nossos colegas de faculdade estão fazendo e outros já fizeram.

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  5. Vamos refletir:
    É possível expressar conceitos abstratos na língua de sinais?
    Aguardo reflexão

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  6. Respondendo a reflexão proposta:
    Na língua dos sinais é possível, sim, expressar conceitos abstratos, discutir filosofia, política, literatura, matemática, assuntos do cotidiano e etc.
    Porém a pressuposição de que não se consegue expressar ideias ou conceitos abstratos está firmada na crença de que a língua de sinais é limitada. Emmanuelle Laborrit, surda francesa, em seu livro "O voo da gaivota", afirma:
    "Os sinais podem ser agressivos, diplomáticos, poéticos, filosóficos, matemáticos: tudo pode ser expresso por meio de sinais, sem perda nenhuma de conteúdo."
    Bibliografia:
    GESSER, Audrei. Libras? : que lingua é essa? crenças e preconceito em torno da língua de sinais e da realidade surda. 1ª ed. Parábola, 2010.
    Abraços

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    1. Olá Valesca, sobre ensino da língua de sinais, acredito que seja possível o aprendizado da matemática. Mas estive conversando com alunos de curso de pó-graduação em libras e percebi que é necessário muita prática e busca constante de sinais pois a linguagem é bem diferenciada de região para região. abraço Joice Cerri

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  7. Joice é importante ter em mente que Libras é uma língua de sinais e não uma linguagem. E como toda língua tem suas especificidades, regionalismo e sua cultura. Como a matemática é muito simbolismo, as imagens e a construção dos materiais são ótimos recursos para aprendizagem.

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  8. Boa noite,
    Sou a tutora a distância de Libras – Rubia.
    Parabéns pela realização da pesquisa e pelos comentários pertinentes.
    Como explicitou a tutora Valesca, a construção de materiais concretos e o uso de recursos visuais são fundamentais para o ensino da matemática.
    Joice, realmente os sinais de diferem de uma região para outra devido aos regionalismos, mas a experiência visual é a mesma, sendo assim, a compreensão durante a conversação ocorre de forma muito natural.
    Como vocês mencionaram, ainda não sentem-se preparados para atuar com alunos surdos. Sendo assim, o que ainda esta faltando na opinião de vocês? Pensando não apenas neste curso, mas em um âmbito geral na formação de professores?
    Abraço

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  9. O intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), bem como qualquer outro intérprete, precisa ter o domínio dos sinais e principalmente da língua falada do seu país, no nosso caso, o Português.
    A nossa sociedade é feita de ouvintes e para ouvintes, na qual os surdos são minoria, por isso, o intérprete é uma peça fundamental para união dos dois mundos envolvidos: surdo e ouvinte.

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