domingo, 27 de outubro de 2013

Uso de libras em sala de aula


 
 
 
O Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo possui o Curso Normal e em sua grade curricular tem a disciplina de Libras, ministrada pela professora Silvete de Quadros, que é pós-graduanda do curso de Libras. Nas aulas as alunas aprendem as noções básicas de comunicação, ou seja, todas as formas de comunicação em libras. As alunas não se tornam especialistas na língua, mas saem do curso tendo as noções básicas e sabendo enfrentar situações variadas.
O Instituto não possui alunos portadores de deficiência auditiva, mas procura preparar seus alunos e futuros professores para situações futuras.
Durante as aulas que acontecem duas vezes por semana, as alunas estudam e pesquisam sobre a cultura surda, porque uma pessoa ficou surda e suas conseqüências. Essas aulas acontecem de forma dinâmica, com musicas, teatros, historias, localização de objetos na sala. Possuem na sala o alfabeto normal e o alfabeto em libras.
Enquanto estão cursando o magistério, as alunas realizam um mini-estagio, no qual trabalham libras em suas atividades, confeccionam diferentes tipos de materiais como, domino, memória, alfabeto, relógio. Usam ainda diferentes tipos de brinquedos, animais, cores para ministrar suas aulas. De acordo com a professora Silvete, os alunos adoram quando as estagiarias trabalham libras com os mesmos. Nos próximos dias, as alunas irão realizar uma exposição na escola com todos os materiais produzidos.
Já em outra escola que esta professora trabalha, ela também usa libras com seus alunos, mas são alunos da rede particular e são do 1º ano do ensino fundamental, ou seja, são crianças de seis anos, com estes ela trabalha por opção dentro do seu conteúdo e por estar fazendo a pós graduação. Em suas aulas trabalha as diferentes maneiras de se comunicar. Ensina a eles algumas palavras, que acabam usando no seu dia a dia, como pedir água. Tem na sala exposto o alfabeto normal e o de libras, trabalha com nomes, números, musicas, os ensina como cumprimentar pessoas surdas. Enfim, trabalha pequenas atitudes em seus alunos, mas que podem fazer muita diferença em suas vidas.
 
 
 
alunas do curso cantando a musica gospel "conquistando o impossível" em libras
                                                                O USO DE LIBRAS NO 1º ANO
O 1º ano do Ensino Fundamental está trabalhando os livros de Ziraldo. Alguns de seus livros permitem focar assuntos como: os diferentes tipos de comunicação. Esse trabalho iniciou partindo do livro “Os dez amigos”, onde de uma maneira muito criativa, o autor utiliza os dedos das mãos para falar em amizade valorizando também as diferenças físicas entre os dedos. Pensando nisso, o 1º ano iniciou o trabalho com LIBRAS. Pensando em diminuir a diferença imposta socialmente, os alunos do 1º ano estão estudando o alfabeto e os números em LIBRAS. Na imagem acima alguns materiais didáticos utilizados pelos alunos para a aprendizagem de libras.
 Autores: Edinéia Karine W. Krügel, Franciele Aline Muller, Silverio Schneider e Clóvis Ebert
 

8 comentários:

  1. Ensinar LIBRAS no 1º ano e preparar os alunos para inclusão de surdos deveria acontecer em todos as escolas.
    Miquéias

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  2. Parabenizo o grupo pela postagem.
    Diante dessas informações, vou fazer alguns questionamentos:
    - Há professores surdos, nessa região?
    - No ponto de vista do grupo a escola atende as necessidades dos alunos surdos ou seria melhor uma escola especializada?
    Abraços

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    1. Olá,

      Na nossa região não há professores surdos e do nosso ponto de vista as escolas deveriam ter qualificação dos profissionais para haver a inclusão desses alunos e não uma escola só para eles.

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  3. Vamos refletir:
    É possível expressar conceitos abstratos na língua de sinais?
    Aguardo reflexão

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  4. Olá,
    Não conhecemos nenhum professor surdo na nossa região, percebemos sim que ainda existe uma grande carencia tanto de materiais e especializações por parte dos professores, pois é algo novo ainda, mas acreditamos que aos poucos conseguiremos superar as dificuldades e atender as necessidades destes alunos.
    Franciele e Edinéia

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  5. Respondendo a reflexão proposta:
    Na língua dos sinais é possível, sim, expressar conceitos abstratos, discutir filosofia, política, literatura, matemática, assuntos do cotidiano e etc.
    Porém a pressuposição de que não se consegue expressar ideias ou conceitos abstratos está firmada na crença de que a língua de sinais é limitada. Emmanuelle Laborrit, surda francesa, em seu livro "O voo da gaivota", afirma:
    "Os sinais podem ser agressivos, diplomáticos, poéticos, filosóficos, matemáticos: tudo pode ser expresso por meio de sinais, sem perda nenhuma de conteúdo."
    Bibliografia:
    GESSER, Audrei. Libras? : que lingua é essa? crenças e preconceito em torno da língua de sinais e da realidade surda. 1ª ed. Parábola, 2010.
    Abraços

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  6. Boa noite,
    Sou a tutora a distância de Libras – Rubia.
    Parabéns pela realização da pesquisa.
    Fico muito feliz com o trabalho que esta escola vem realizando, torço para que o mesmo se amplie e se qualifique cada vez mais.
    Como vocês percebem a proposta de trabalho desenvolvida pela escola?
    Abraço

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