Polo: Três Passos
Assunto: História da Educação
Colégio Ipiranga de Três Passos
O Colégio Ipiranga é a escola mais antiga da região Celeiro do Estado do Rio Grande do Sul. Surgiu em 1929, por iniciativa de um grupo de imigrantes alemães, que tinham a convicção de que a escola era instância importantíssima para o processo educacional, além de acreditarem que a educação era de responsabilidade da comunidade e não do Estado. Com esta convicção, segundo afirmação da ex-diretora professora Haide Gross, fundaram a Sociedade Escolar Sete de Setembro, hoje Colégio Ipiranga, que tem como mantenedora a Comunidade Evangélica de Três Passos (extraído do Livro “Colégio Ipiranga 75 anos – 1932 a 2007).
Em 1929, Três Passos não passava de um Distrito com reduzido número de habitantes, mas a cultura, progressista e voltada ao desenvolvimento, dos imigrantes alemães levou um grupo de cidadãos a vencer barreiras e fundar uma sociedade com estrutura para “instruir os filhos dos imigrantes evangélicos, prestando-lhes formação básica e religiosa”. No decorrer do tempo a Sociedade Escolar acabou assumindo a condição de “escola de todos os credos” e em 1932 formalizou-se a Comunidade Evangélica Alemã, que incorporou a Sociedade Escolar, que passou a ser chamada de Escola Evangélica, começando então a contabilização dos anos de existência do Colégio Ipiranga.
Em 1937 Getúlio Vargas estabelece o Estado Novo e implanta o Decreto de Nacionalização do Ensino, proibindo o uso de idioma estrangeiro em escolas primárias e estabelecendo a subordinação do ensino primário oficial. Considerando que a clientela da Escola Evangélica era de filhos ou descendentes de alemães, isso gerou grandes dificuldades para a escola. Esse processo ampliou-se com o envolvimento do Brasil na 2ª Guerra Mundial, o que teve como um dos desdobramentos a proibição da língua alemã, a desconfiança e a perseguição em relação aos descendentes de alemães. Em 1944 Três Passos conquista sua emancipação político-administrativa, tornando-se o 92º município do Estado do RS.
Em 02 de março de 1958 foi inaugurado o prédio atual do educandário que até então funcionava em prédios construídos com madeira. A construção do novo prédio foi feita com recursos advindos da contribuição da comunidade em rifas e festas. A construção levou apenas 06 meses. Em 1954 a escola contava com 250 alunos e já funcionava com uma 6ª série, destinada a preparar os alunos ao ingresso no Curso Ginasial, que funcionava somente em outros municípios de maior população. Em 1958 começou a funcionar o Curso Ginasial na própria escola que passou a denominar-se Ginásio Ipiranga.
Em 1959 foi criado o internato masculino e em 1960 o feminino, sendo que o sistema de internatos perdurou até 1972. Em 1967, com o prédio já ampliado, começou a funcionar o Curso Colegial Científico. A partir do ano de 1970 começam a funcionar também os cursos técnicos como Auxiliar de Escritório e Contabilidade, Mecânica e Motores de Explosão. Na sequência mais duas imagens do Colégio Ipiranga:
Colégio Ipiranga (atual)
Segundo Oswaldo Kunz, a cidade de Três passos, dispunha em 1957, de apenas um curso a nível ginasial. Era o Normal Regional de 1º Grau, com funcionamento no Colégio Espirito Santo, ao lado do primário, de então. Já existiam o Grupo Escolar Águia de Haia, em prédio velho, onde se situa hoje a rua que leva aos “Correios e Telégrafos” e o Colégio Ipiranga, com curso primário, na área ainda hoje ocupada pela escola. Em 1958 tiveram início dois cursos diurnos, a nível de 1º grau, denominados ginasiais, nos colégios Espírito Santo e Ipiranga. Esses cursos atendiam a demanda da Região, ao menos para a faixa etária dos 11 aos 15, 16 anos. Vários jovens três-passenses vinham estudando em outros centros o que só se tornava possível àquelas famílias de renda mais elevada.
Professores também havia poucos na época. O Ministério de Educação e Cultura promovia cursos de preparação e os temidos “Exames de Suficiência”, para cada disciplina. O candidato aprovado recebia seu registro de professor do MEC. Muitos de formação que não de Magistério, como médicos, dentistas, advogados, padres, pastores e ex-seminaristas acorriam a esses cursos e, diga-se a bem verdade, qualidade não faltou ao ensino da época. Os métodos didáticos, hoje ultrapassados, na época talvez pouco atualizados, eram compensados com a dedicação e o domínio de conteúdos, por parte dos professores. A formação era mais humanística, mas as escolas, a par da cultura geral, procuravam transmitir a seus alunos mensagem de vida e esperança num futuro melhor.
Parabenizo o grupo pela postagem e gostaria que vocês situassem a História do Colégio Ipiranga com o momento histórico da Educação Brasileira. A partir daí vamos entender um pouco mais, sobre as transformações ocorridas nos estados e municípios, inclusive os do Polo de Três Passos, em relação a educação.
ResponderExcluirAbraços
Com certeza a dedicação dos professores "naqueles tempos" superavam a formação de alguns nos dias de hoje... Eles realmente estavam comprometidos com a educação!
ResponderExcluirOi Cristiane! Bons exemplos temos a seguir, não é mesmo? Gostaria que falassem um pouco sobre o que acontecia no Brasil na época da inauguração da escola pesquisada.
ResponderExcluirAbraços
Conforme relatamos, a escola surgiu no ano de 1929 e teve sua contagem oficial de anos iniciada em 1932. A educação brasileira nesta época passava por uma fase de transição. Segundo a Wikipédia, em 1924 foi fundada a Associação Brasileira de Educação (ABE) que na primeira fase sofrera influência da militância católica mas que a partir de 1932, foi dominada pelos adeptos da Escola Nova. É a partir de 1930, início da Era Vargas, que surgem as reformas educacionais mais modernas da História da Educação do Brasil. Na emergência do mundo urbano-industrial, as discussões em torno das questões educacionais começavam a ser o centro de interesse dos intelectuais. E se aprofundaram, principalmente devido às inquietações sociais causadas pela Primeira Guerra e pela Revolução Russa que alertaram a sociedade para a possibilidade de a humanidade voltar ao estado de barbárie devido ao grau de violência observado nestas guerras. O Decreto 9.850 de 11 de abril de 1931 organizou o Conselho Nacional de Educação e a Constituição de 1934 deu-lhe a incumbência de criar o Plano Nacional de Educação. Em 1932 alguns intelectuais brasileiros como Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira, dentre outros (no total de 26), assinaram o "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova".
ExcluirDesse modo, os intelectuais voltaram sua atenção para a educação, uma vez que, pretendiam constribuir para a melhoria do processo de estabilização social. Não demoraram muito a declararem a insuficiência da pedagogia tradicional diante da exigência do mundo moderno, capitalista, concluindo que as instituições escolares deveriam ser atualizadas de acordo com a nova realidade social.
O movimento educacional que surgiu naquele momento e que influenciou consideravelmente o pensamento educacional brasileiro foi o que nos Estados Unidos denominou-se de Escola Nova. Este movimento, valorizava os jogos e os exercícios físicos de forma geral, desde que servissem para o desenvolvimento da motricidade e da percepção. O seu desenvolvimento levava em consideração os estudos da psicologia da criança e buscava os métodos mais adequados para estimular o interesse delas, sem, no entanto, privá-las da espontaneidade.
Realizei meu Ensino Fundamental num Escola Luterana, assim como o Colégio Ipiranga, no meu município. Lamento a Escola ter se municipalizado...fiz parte da última turma de formandos. Com certeza é um ensino diferenciado, mais "focado"...
ResponderExcluirCom certeza essa escola tem uma valorização muito grande em nosso município, sendo um centro de referencia na educação e faz parte da construção cultural do município desde 1929.
ResponderExcluirO Colégio Ipiranga realmente é um exemplo para o nosso município, por ser uma das escolas mais antigas do município e também pela educação como minha colega Cristiane comentou, é uma educação mais "focada", onde os alunos são mais questionados sobre o aprendizado.
ExcluirVamos fazer uma relação entre o ensino na época dos jesuítas (Brasil Colônia - 1549 a 1822) e o ensino no período de inauguração da escola pesquisada? Comentem como era e o que tinha de diferente ou semelhante com o período jesuítico.
ResponderExcluirAbraços