Olá! Parabéns ao grupo pela apresentação da postagem, o texto foi bem elaborado de acordo com as orientações. Me parece que a escola está muito bem estruturada, qual o horário de atendimento aos alunos? Ela atende os alunos em tempo integral? Gostaria que vocês me falassem um pouco sobre a Educação Brasileira no ano de inauguração da Escola pesquisada. Aguardo interação. Abraços
Realmente professora a escola está bem estruturada. O trabalho em equipe, Escola, Conselho Escolar e Círculo de Pais e Mestres, faz com que as coisas se mantenham na ordem, o que está no alcance destes... A escola foi contemplada pelo PNO, estão no aguardo. A escola atende nos três turnos, mas não em tempo integral. Esse ano, por causa do Ensino Médio Politécnico, as turmas incluídas nesse projeto vem para a escola um turno a mais por semana, no contra turno. A Escola foi criada em 1939, durante a Era Vargas. Antes disso, em 1932 foi escrito o "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova", que consolidava a visão de um segmento da elite intelectual que, embora com diferentes posições ideológicas, vislumbrava a possibilidade de interferir na organização da sociedade brasileira do ponto de vista da educação. Ao ser lançado, em meio ao processo de reordenação política resultante da Revolução de 30, o documento se tornou o marco inaugural do projeto de renovação educacional do país. Além de constatar a desorganização do aparelho escolar, propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e defendia a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita. O movimento reformador foi alvo da crítica forte e continuada da Igreja Católica, que naquela conjuntura era forte concorrente do Estado na expectativa de educar a população, e tinha sob seu controle a propriedade e a orientação de parcela expressiva das escolas da rede privada. O Curso de Pedagogia como proposta do governo federal, assentado no modelo da Faculdade Nacional de Filosofia, viria a funcionar apenas nos anos de 1940. Nesse período o curso destinava-se à formação de quadros técnico-administrativos para a educação e de professor para as escolas normais. Caberia ao Curso de Didática, sobreposto ao bacharelado, formar o professor para o ensino secundário. Desapareceu, portanto, a formação dos professores primários das universidades brasileiras do período, parte essencial do projeto educativo dos renovadores do ensino.
Olá! Achei o trabalho de vocês muito legal, interessante; vocês abordaram os altos e baixos que a escola deve que passar para poder chegar ate os dias atuais. Mostrando as evoluções em sala de aula, o que os professores e alunos tiveram que enfrentar para poder ter um ensino e aprendizagem. Parece que naquela época os alunos tinham mais interesse em frequentar uma escola, apesar de todas as dificuldades enfrentadas para poder ter esses direitos, o que é uma pena, pois com as escolas evoluindo, alguns alunos e professores não evoluem junto, perdem a vontade de ensinar e aprender, será que um dia ainda veremos alunos e professores com tanta força de vontade e dedicação, com as escolas, como tínhamos nesses tempos?
Também me questiono muito isso Aline... vemos alunos indo para escola para obter frequência mínima para no final do mês receber Bolsa Família. E a qualidade da educação para àqueles que querem aprender?
Os alunos que realmente querem apreender acabam sendo prejudicados pelo alunos que vão para a escola somente para ter frequência mínima, pois esse alunos acabam influenciando os demais para as bagunças, conversas, e com isso os alunos acabam deixando de lado o interesse nos conteúdos.
Vamos fazer uma relação entre o ensino na época dos jesuítas (Brasil Colônia - 1549 a 1822) e o ensino no período de inauguração da escola pesquisada? Comentem como era e o que tinha de diferente ou semelhante com o período jesuítico. Abraços
Olá! Parabéns ao grupo pela apresentação da postagem, o texto foi bem elaborado de acordo com as orientações. Me parece que a escola está muito bem estruturada, qual o horário de atendimento aos alunos? Ela atende os alunos em tempo integral?
ResponderExcluirGostaria que vocês me falassem um pouco sobre a Educação Brasileira no ano de inauguração da Escola pesquisada.
Aguardo interação.
Abraços
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirRealmente professora a escola está bem estruturada. O trabalho em equipe, Escola, Conselho Escolar e Círculo de Pais e Mestres, faz com que as coisas se mantenham na ordem, o que está no alcance destes... A escola foi contemplada pelo PNO, estão no aguardo. A escola atende nos três turnos, mas não em tempo integral. Esse ano, por causa do Ensino Médio Politécnico, as turmas incluídas nesse projeto vem para a escola um turno a mais por semana, no contra turno.
ResponderExcluirA Escola foi criada em 1939, durante a Era Vargas. Antes disso, em 1932 foi escrito o "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova", que consolidava a visão de um segmento da elite intelectual que, embora com diferentes posições ideológicas, vislumbrava a possibilidade de interferir na organização da sociedade brasileira do ponto de vista da educação.
Ao ser lançado, em meio ao processo de reordenação política resultante da Revolução de 30, o documento se tornou o marco inaugural do projeto de renovação educacional do país. Além de constatar a desorganização do aparelho escolar, propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e defendia a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita. O movimento reformador foi alvo da crítica forte e continuada da Igreja Católica, que naquela conjuntura era forte concorrente do Estado na expectativa de educar a população, e tinha sob seu controle a propriedade e a orientação de parcela expressiva das escolas da rede privada.
O Curso de Pedagogia como proposta do governo federal, assentado no modelo da Faculdade Nacional de Filosofia, viria a funcionar apenas nos anos de 1940. Nesse período o curso destinava-se à formação de quadros técnico-administrativos para a educação e de professor para as escolas normais. Caberia ao Curso de Didática, sobreposto ao bacharelado, formar o professor para o ensino secundário. Desapareceu, portanto, a formação dos professores primários das universidades brasileiras do período, parte essencial do projeto educativo dos renovadores do ensino.
Cristiane Klein e Dionara Wentz
Olá! Achei o trabalho de vocês muito legal, interessante; vocês abordaram os altos e baixos que a escola deve que passar para poder chegar ate os dias atuais. Mostrando as evoluções em sala de aula, o que os professores e alunos tiveram que enfrentar para poder ter um ensino e aprendizagem. Parece que naquela época os alunos tinham mais interesse em frequentar uma escola, apesar de todas as dificuldades enfrentadas para poder ter esses direitos, o que é uma pena, pois com as escolas evoluindo, alguns alunos e professores não evoluem junto, perdem a vontade de ensinar e aprender, será que um dia ainda veremos alunos e professores com tanta força de vontade e dedicação, com as escolas, como tínhamos nesses tempos?
ResponderExcluirTambém me questiono muito isso Aline... vemos alunos indo para escola para obter frequência mínima para no final do mês receber Bolsa Família. E a qualidade da educação para àqueles que querem aprender?
ExcluirOs alunos que realmente querem apreender acabam sendo prejudicados pelo alunos que vão para a escola somente para ter frequência mínima, pois esse alunos acabam influenciando os demais para as bagunças, conversas, e com isso os alunos acabam deixando de lado o interesse nos conteúdos.
ExcluirBem criativa a postagem, parabéns ai "Gurizada"
ResponderExcluirMuito Obrigado!
ExcluirVamos fazer uma relação entre o ensino na época dos jesuítas (Brasil Colônia - 1549 a 1822) e o ensino no período de inauguração da escola pesquisada? Comentem como era e o que tinha de diferente ou semelhante com o período jesuítico.
ResponderExcluirAbraços