domingo, 17 de novembro de 2013

Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia


   A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.
Estado Novo é o nome do regime político brasileiro fundado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que durou até 29 de outubro de 1945, que é caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo.

  Com a Revolução de 1930, e depois no Estado Novo (1937-1945), interventores federais passaram a reger o estado, com a exceção de José Antônio Flores da Cunha, interventor que viria a ser eleito pelo voto direto em 1934, seguindo no cargo. Com a redemocratização após a Era Vargas (1939-1945), o Partido Trabalhista Brasileiro e o Partido Social Democrático, ambos criados sob a inspiração de Getúlio Vargas, se alternaram no cargo, denominado então governador do estado.

   A Revolução de 30 foi o marco referencial para a entrada do Brasil no modelo capitalista de produção. A acumulação de capital, do período anterior, permitiu com que o Brasil pudesse investir no mercado interno e na produção industrial. A nova realidade brasileira passou a exigir uma mão-de-obra especializada e para tal era preciso investir na educação. Sendo assim, em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública e, em 1931, o governo provisório sanciona decretos organizando o ensino secundário e as universidades brasileiras ainda inexistentes. Estes Decretos ficaram conhecidos como "Reforma Francisco Campos".
   Podemos identificar quatro grupos de destaque na construção de um “Novo Brasil”. Por um lado tínhamos os Liberais, intelectuais que sonhavam com a construção de um País de bases urbano-indústriais democráticas, escorando-se nas teses gerais da Pedagogia Nova. Eram os intelectuais que nos anos 20, formularam as reformas educacionais e nos anos 30 publicaram o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” (1932), propondo novas bases pedagógicas e a reformulação política educacional.
   Ao contrário da Constituição de 1934, elaborada por uma Assembléia Legislativa eleita pelo povo, a Constituição de 1937 teve caráter ditatorial e foi imposta a Nação como ordenamento legal do Estado Novo.
   Em termos educacionais, a Carta de 37 inverteu as tendências democratizantes da Carta de 34. No Estado Novo, o governo usou a nova Constituição para desobrigar-se da educação pública, mantendo-se numa posição secundária. Até mesmo a gratuidade do ensino garantido na Carta de 34, ficou maculada na Constituição de 37. O Artigo 130 deixou em claro que não era intenção do Governo a alocação dos recursos públicos para o financiamento da educação. Seu objetivo era, na verdade, que os ricos financiassem a educação dos pobres.
   Em 1932, um grupo de intelectuais preocupado em elaborar um programa de política educacional amplo e integrado lança o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, redigido por Fernando de Azevedo e assinado por outros conceituados educadores, como Anísio Teixeira. O manifesto propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e definisse a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita. Nessa época, a igreja era concorrente do Estado na área da educação.
   A Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia teve seu início no dia 26 de julho de 1937, com a denominação de Grupo Escolar da Vila de Três Passos, que funcionava numa casa de madeira, situada nos fundos da “antiga Brahama” até o ano de 1940. Ela foi a segunda escola fundada na vila, inicialmente sendo apoiada pela Igreja Católica.


   De 1940 a 1943, a Escola funcionou em um casarão de madeira onde hoje se localiza o prédio da Receita Federal.




   Os prédios que sediaram a escola eram construídos de madeira, com salas de aula, secretaria, banheiro e residência para a direção. Os professores não possuíam formação especifica sendo pessoas da própria localidade que demonstravam interesse em desempenhar este trabalho.  A escola era padronizada possuindo uniforme, como podemos observar na foto acima. Possuíam uma educação rígida e conservadora. Os alunos usavam uma pequena lousa, onde faziam as anotações.
 
Autores: Denise Fernanda Schlindwein, Ieda Renz, Joice Carine Cerri, Miquéias Morais e Ronei Pilger

11 comentários:

  1. A pesquisa da história da educação foi muito importante e observando as postagens percebo a história das escolas em que eu estudei : Escola Águia de Haia e escola Gonçalves Dias. Nas mesmas existem poucos registros que contemplem as informações exatas dos fatos e percebo que algumas informações vão se perdendo ao decorrer dos anos. Seria uma sugestão para as aulas de história o estudo da escola para que se conserve na comunidade as informações.

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  2. Olá! A pesquisa do momento histórico da criação da escola, ficou clara, Gostaria de saber onde está situada a escola hoje? Os prédios ocupados pela escola anteriormente ainda existem? Foram construídos em que época?
    Aguardo interação...
    Abraços

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    1. Os prédios mencionados no trabalho não existem mais o primeiro prédio que sediou a escola era localizado onde encontramos a Receita Federal de Três Passos, poucas informações obtivemos época, a história vai se perdendo devida a falta de arquivos relatando os fatos, os materiais que obtivemos foram fotos retiradas na época e reportagem em jornal. É uma lastima perceber que a cada ano que se passa detalhes da história vai se perdendo, principalmente por que poucos restaram para recontar os acontecimentos da época.

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    2. O prédio atual se localiza na Miraguaí, 735, no centro de Três Passos. Os prédios anteriores foram construídos na década de 40.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Oi Joice! Pesquisando imagens atuais da escola, observei que a escola está muito bem estruturada. Qual o horário de atendimento aos alunos? Ela atende os alunos em tempo integral?
    Gostaria que vocês me falassem um pouco sobre a Educação Brasileira no ano de inauguração da Escola pesquisada.
    Aguardo interação.
    Abraços

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  5. A escola funciona nos três períodos, manhã, tarde e noite. Na escola funciona o Ensino Fundamental , Médio e o Técnico em eletrotécnica. Também funciona o EJA. Mas segundo informações da direção a escola vai encerrar com a modalidade de ensino EJA e irá receber um novo curso técnico em eletromecânica. A escola aderiu ao projeto mais educação onde os alunos recebem atividades em período integral (manhã e tarde) e como mencionado no blog posterior possui um projeto de inclusão a portadores de necessidades. Realmente é notável a boa estruturação da escola e a grande evolução que passou no decorrer dos seus 75 anos de fundação.

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  6. Quando me lembro desta Escola, fez parte da minha formação enquanto ser humano, foram tempos difíceis havia todo um pré-conceito em relação a Escola, pois grande parte dos alunos eram provenientes de uma vila que não tinha uma fama muito boa, mas tenho boas lembranças também os professores eram bons e sabiam contornar as dificuldades e a indisciplina de forma esplendida.

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  7. Vamos fazer uma relação entre o ensino na época dos jesuítas (Brasil Colônia - 1549 a 1822) e o ensino no período de inauguração da escola pesquisada? Comentem como era e o que tinha de diferente ou semelhante com o período jesuítico.
    Abraços

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    1. A diferença entre as duas épocas é que na era Vargas a Igreja era concorrente do Estado na área da educação e no período jesuítico a educação era atrelada aos interesses do Estado português e da Igreja Católica, a educação refletia a organização de uma sociedade
      concomitantemente dominada e dominadora.

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    2. Nas duas épocas a educação era para poucos onde somente pessoas ricas tinham condições financeiras de bancar os estudos.

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