Escola
Estadual de Educação Básica Padre Gonzales
Escola Padre Gonzales atualmente. |
A Escola Estadual de Educação Básica Padre Gonzales está situada no distrito de Padre Gonzales,
município de Três Passos. Tanto a escola quanto a localidade receberam este
nome em homenagem ao padre Manuel Gomez Gonzales, que junto com seu coroinha,
foi assassinado em 20 de maio de 1924, nas proximidades onde, hoje, localiza-se o educandário.
A primeira escola existente no local era
comunitária, chamada Rui Barbosa, sendo mantida pelo Círculo de Pais e Mestres,
que custeava os salários dos professores.
No dia 15 de julho de 1954, foi criado o então Grupo Escolar de Padre Gonzales, que até 26 de março de 1982 funcionava de 1ª a 5ª séries. Após, passou a oferecer a 6ª série do Ensino Fundamental. Em 1º de março de 1983, o nome foi alterado para Escola Estadual Padre Gonzales, de1ª a 6ª séries do Ensino Fundamental. Em 27 de março de 1987, com o fluxo maior de alunos, começou a funcionar de 1ª a 7ª séries. Em 14 de março do ano seguinte, 1988, foi denominada de Escola Estadual de 1º Grau Padre Gonzales, funcionando de 1ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. A partir do parecer 1.275, de 1996, foi autorizado o funcionamento da classe de Jardim de Infância, atualmente a Educação Infantil. Em 27 de fevereiro de 1997, há nova denominação, a instituição cresce e passa a se chamar Escola Estadual de 1º e2º Graus Padre Gonzales. Já no dia 26 de março de 1997, o 2º Grau torna-se conhecido como Ensino Médio. Com o constante crescimento do educandário, no dia 15 de dezembro de 2000, transfere-se o nome para Escola Estadual de Educação Básica Padre Gonzales, como é conhecido até hoje. Em 2000, institui-se também o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Primeiro prédio da escola, feito de madeira. |
Registros apontam que um dos primeiros
professores da escola foi Paulo Tomorski, seguido de Clarina Brilman, Teresa
Backes, Waldirene Garbinatto, Teófila dos Santos Laufer, Therezinha Araújo
Podolak e José Luis Rhoden. Os professores geralmente atuavam sozinhos e em
classes multi-seriadas e eram responsáveis pelo andamento de todas as
atividades escolares. Os pais, os alunos e toda a comunidade viam no professor
um líder, um exemplo a seguir.
A sede Distrital de Padre Gonzales teve como seus primeiros habitantes Alfonso Kunde, natural de Ijuí, que chegou na comunidade no dia 25 de julho de 1936, após seis dias de viagem de carroça; João Carlos Barth, natural de São Sebastião do Caí, que chegou em 8 de novembro de 1935; Alfonso Paulart e Vendelino Cardinal, todos descendentes de alemães. Padre Gonzales, no início, estava sendo projetada para ser sede do município, mas a sede escolhida acabou sendo Três Passos.
Segundo moradores de Padre Gonzales, a comunidade em dado momento sentiu a necessidade de fundar uma escola; pois queriam instruir seu filhos, mas era muito difícil a locomoção até a sede do município, onde já havia algumas escolas. Foi por isso que construíram a primeira escola da comunidade que era de madeira e foi construída por moradores da comunidade. Posteriormente foi construído um prédio de alvenaria, que ao decorrer dos anos foi sendo reformado e modificado mas que até hoje mantém sua estrutura principal e é um dos atuais prédios da escola.
Primeiro prédio de alvenaria.
Autoras: Aline Fernanda Griebler, Carine Daiana Lenz, Joziane Biberg
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É muito interessante quando olhamos e conhecemos a história das escolas da nossa região, assim podemos analisar e refletir como ao longo dos anos a educação foi evoluindo e se transformando permitindo ao aluno e também ao professor uma evolução na recepção do conhecimento.
ResponderExcluirEdinéia Karine Wermeier Krügel
Como as coisas mudaram... professores eram líderes, exemplos a serem seguidos... RESPEITADOS. Será que algum dia isso voltará? Muito boa a postagem!
ResponderExcluirRealmente colega, que pena que agora não é mais assim, todos deveriam aprender com os cidadãos dessa época, que realmente valorizavam a educação e seus profissionais, que sabiam reconhecer a importância do professor para a sociedade!
ExcluirConcordo com a colega Carine, pois deveria ser como antigamente, quando o professor tinha sua importância mais reconhecida pela sociedade.
ExcluirConcordo colegas, hoje em dia os alunos não tem mais o mesmo respeito com os professores como tinham antigamente. É mesmo um pena.
ExcluirJaqueline Garcia
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirostaria que vocês situassem a História da Escola Padre Gonzales com o momento histórico da Educação Brasileira. A partir daí vamos entender um pouco mais, sobre as transformações ocorridas nos estados e municípios, inclusive os do Polo de Três Passos, em relação a educação.
ResponderExcluirAbraços
A Escola Estadual de Educação Básica Padre Gonzales, na época chamada de Grupo Escolar de Padre Gonzales, foi fundada em 1954; momento histórico do Nacional Desenvolvimentismo, "período que teve como foco de discussão e desenvolvimento o Instituto Superior de Estudos Brasileiros - ISEB, que foi criado em 1955, no governo interino de Café Filho. No governo de Juscelino Kubitschek o ISEB passou a ser peça essencial da nova administração, com a atribuição de formar uma mentalidade nacional para o desenvolvimento. É esse contexto de redemocratização do país, com uma política baseada no populismo e nacionalismo, e no plano econômico pela opção ao desenvolvimento econômico nacional associado ao capital externo e da crescente urbanização das capitais de Estado, que explica as linhas gerais da educação nesse período e que foi marcada, principalmente, pela elaboração da lei de diretrizes e bases da educação nacional." (http://www.histedbr.fae.unicamp.br/) Este período contribuiu em muito para o desenvolvimento de uma educação mais democrática para todos os brasileiros; e neste período foram fundadas muitas escolas em nosso município, certamente porque as pessoas se sentiram motivadas a buscar o direito da educação para seus filhos e se mobilizaram então, para fundar as escolas.
ExcluirVamos fazer uma relação entre o ensino na época dos jesuítas (Brasil Colônia - 1549 a 1822) e o ensino no período de inauguração da escola pesquisada? Comentem como era e o que tinha de diferente ou semelhante com o período jesuítico.
ResponderExcluirAbraços
“Os jesuítas são uma ordem fundada por Inácio de Loyola, em Paris (1534), com objetivos de levar o catolicismo a novos povos e de fazer frente à expansão da reforma protestante. Os jesuítas se dedicaram a propagação da fé católica e ao trabalho educativo. Dispuseram-se a ensinar aos índios a ler e escrever. Nas escolas jesuítas funcionavam alguns princípios que se mantiveram por mais de duzentos anos: unificação do método de ensino por todos os professores, ênfase na concentração e na atenção silenciosa dos alunos e um processo de ensino ligado à repetição e memorização dos conteúdos apresentados. Os jesuítas não se limitaram à alfabetização; além do curso básico, eles ofereciam os cursos de Letras e Filosofia, considerados secundários, e o curso de Teologia e Ciências Sagradas, de nível superior, para formação de sacerdotes. Duzentos e dez anos de educação e influência dos jesuítas chegaram ao fim em 1759 (1760). Com a saída dos jesuítas, a educação brasileira vivenciou uma grande ruptura histórica em seu processo educacional – afinal de contas, o modelo jesuítico era um processo implantado e consolidado como modelo educacional em nosso país. “(Fonte: http://frankvcarvalho.blogspot.com.br)
ExcluirComo vimos no texto acima, a educação no período jesuítico era voltada principalmente ao crescimento do catolicismo e tinha como objetivo principal a formação de novos padres. Além disso, tinha como objetivo alfabetizar o índios; já as escolas do momento histórico do Nacional Desenvolvimentismo não tinham ligação com a igreja, já que geralmente eram fundadas pela comunidade, ou com auxílio dela; e seu principal objetivo era alfabetizar crianças da comunidade e em geral não havia a pretensão de que esse alunos avançassem muito nos estudos. Já um ponto em comum é a metodologia de ensino; já que no momento histórico do Nacional Desenvolvimentismo, muitas das escolas e professores ainda priorizavam a aprendizagem através da “ênfase na concentração e na atenção silenciosa dos alunos e um processo de ensino ligado à repetição e memorização dos conteúdos apresentados”.
oi
ResponderExcluirMuito interessante o conteúdo debatido neste blog, a escola de PG como eu conheço sofreu muitas mudanças estudei toda minha vida nesta escola desde a 1ª série até o 3º ano do ensino médio, e estou já me imaginando de aluno para professor na escola onde tive meus primeiros conhecimentos.
Att. Ronei A. Pilger