Endereço: Esquina Santo Antonio - Distrito de Santo Antonio
Telefone: 55 9622-8877
e-mail: escoladomjoaobecker@hotmail.com
Diretor: Cícero Bondan
A escola foi fundada no de 1946, inicialmente contou com 22 sócios que faziam parte da "Sociedade Escolar". Um professor era responsável pela formação (educação) de todos os alunos das diversas faixas etárias. No ano de 1946 foi fixado o valor para "gratificar" o professor no valor de 300,00 cruzeiros. Cada aluno deveria contribuir com 7,00 cruzeiros, se na família houvesse dois alunos a família pagava 13,00 cruzeiros e a cada aluno (estudante) a mais era somado o valor de 5,00 cruzeiros.
Os primeiros professores eram responsáveis junto com os alunos pela manutenção e limpeza da escola. Na comunidade havia frequentemente problema de falta de água e os alunos se quisessem beber tinham que trazer de casa. Nos primeiros anos em que foi oferecida a merenda escolar para os alunos, esta tarefa era desempenhada também pelo diretor, pois as escolas não contavam com funcionários para tal tarefa.
No ano de 1988 foi autorizado a "instalação" da 7º e 8º séries e no ano de 1989 a escola formava a sua primeira turma, tornando-se assim como na época chamavam de Escola Municipal de Ensino Fundamental Completo Dom João Becker.
Hoje a escola conta com um quadro de 9 professores, dos quais 8 formados em Educação Física, Português, Matemática, Historia e Geografia, Ciências, Espanhol, pedagogia e uma que trabalha com as turmas de 1º a 4º formada com Magistério. Também dispõem de duas funcionárias responsáveis pela limpeza das instalações e alimentação dos alunos.
Hoje a Escola conta com uma ampla área construida com laboratório de informática, refeitório, sala para oficinas e um ginásio poliesportivo. A Escola Dom João Becker e uma das quatro escolas ainda existentes no interior do município de Três Passos.
Foto do primeiro "prédio" da escola. |
Ao lado cópia da primeira pagina no livro de atas da escola.
Cópia da primeira Ata realizada no dia 19 de janeiro de 1946 com a presença de 22 sócios.
Prédio construido nos anos 70.
Abaixo fotos do ano de 1975.
"Biblioteca" da escola em 1978.
Laboratório de ciências, ano de 1982.
Escola com varias ampliações, ano de 1992
Hall da escola.
Imagem do interior do ginásio.
Grupo: Celso Edir Kautzmann, Marcos Alair Berghahn, Ricardo Ribas.
Gostaria que vocês situassem a História da Escola Dom João Becker com o momento histórico da Educação Brasileira. A partir daí vamos entender um pouco mais, sobre as transformações ocorridas nos estados e municípios, inclusive os do Polo de Três Passos, em relação a educação.
ResponderExcluirAbraços
Na época da fundação, a comunidade era muito mais participativa na educação dos alunos. Hoje esta função foi "em termos", repassada aos estados e municípios. Os pais de hoje, pouco ou nada participam do processo de aprendizagem de seus filhos, atribuem esta função exclusivamente a escola.
ExcluirFiz parte desta escola, hoje vejo o quanto a mesma está mudada e o quanto a educação melhorou, sendo que ainda necessita de muitas mudanças, precisa de uma melhor remuneração dos professores e investimentos voltados a educação.
ResponderExcluirFranciele
Adoro esta escola é onde minha filha estuda, minha esposa estudou e foi professora e diretora,...
ExcluirVamos fazer uma relação entre o ensino na época dos jesuítas (Brasil Colônia - 1549 a 1822) e o ensino no período de inauguração da escola pesquisada? Comentem como era e o que tinha de diferente ou semelhante com o período jesuítico.
ResponderExcluirAbraços
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirNa época da fundação da escola, a comunidade, fundava, e mantinha a escola, realizava reformas e pagava os professores e funcionários, hoje em termos de quantidade, o estado esta mais efetivo, falta inda acrescentar qualidade.
ExcluirEscola que trabalho ,adoro!
ResponderExcluirConheço essa escola, e posso dizer que é uma escola que passou por varias mudanças ao longo dos anos, mas que merece uma atenção especial na educação, pois é uma das quatro escolas ainda existentes no interior do município.
ResponderExcluirAutor: Dionara Wentz