Ferramenta auxiliar na aprendizagem da Geometria Analítica
Vídeo: Descartes e a Geometria Analítica
Encontramos esse vídeo no you tube, ele mostra um pouco da vida do "pai da geometria analítica", o francês René Descartes.
O you tube é uma ferramenta muito utilizada nas redes sociais e pelos jovens e adolescentes. Por essa razão, e por permitir a interatividade através de comentários, os professores, principalmente os do ensino médio, podem lançar mão desse site para inovar na apresentação e desenvolvimento dos conteúdos da matemática na sala de aula.
Além do you tube, existem sites como o Só Matemática e Colégio Web que auxiliam na compreensão dos conteúdos matemáticos.
Links dos sites citados:
http://www.somatematica.com.br/index2.php
http://www.colegioweb.com.br/
Links dos sites citados:
http://www.somatematica.com.br/index2.php
http://www.colegioweb.com.br/
Autores: Denise Fernanda Schlindwein, Ieda Renz, Joice Carine Cerri, Miquéias Morais e Ronei Pilger
É fundamental que os professores tenham conhecimentos tecnológicos para facilitar seu trabalho em sala de aula, podendo dessa maneira usufruir desses recursos.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho, Grazi!
ResponderExcluirPrecisamos utilizar todos os recursos disponíveis para o aprendizado e acho que devemos ensinar os alunos a não se limitarem a ter apenas uma fonte de aprendizagem.
ResponderExcluirÉ interessante o professor ter o conhecimento sobre programas e jogos que possam auxiliar no aprendizado dos alunos em sala de aula, pois na forma de jogos os alunos conseguem entender melhor o conteúdo, pois estão colocando em prática aquilo que apreenderam do papel.
ResponderExcluirA busca pelo conhecimento realmente está associada ao interesse de cada pessoa, aprender depende exclusivamente da vontade que cada um possui, frente a tantas informações disponíveis na internet, materiais educativos são encontrados com facilidade.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO ensino deve respeitar a evolução histórica dos conceitos, explicitando para o aluno como eles evoluíram. A ideia é que as dificuldades que o aluno enfrenta em seu aprendizado são, muitas vezes, semelhantes àquelas que a ciência enfrentou em sua evolução.
ResponderExcluirOlá. Parabéns ao grupo pela postagem. A discussão está boa: "respeitar a evolução histórica dos conceitos","informações disponíveis na internet","conhecimento sobre programas", "recursos disponíveis", "conhecimentos tecnológicos", tudo isso pra nós que nos servimos dela para a construção do conhecimento é maravilhoso, mas quem não tem isso, o que faz e como faz para ensinar? E mais:
ResponderExcluirSerá que as escolas que tem laboratório de informática utilizam esses recursos?
Será que os profissionais das escolas conhecem esses recursos?
Aguardo uma posição do grupo sobre esses questionamentos.
Abraços
Olá Vanessa! Na escola que estudei tinhamos laboratório de informática mas não era utilizado pelos professores e acredito que na maioria das escolas seja assim. Também acho que boa parte dos professores nao tem, ou não sabem utilizar esses recursos.
ExcluirOlá Miqueias! O que pode ser feito para mudar essa realidade? O que vocês futuros profissionais da educação, podem fazer para mudar?
ExcluirVanessa, essa realidade será mudada quando os professores se conscientizarem que ferramentas informatizadas auxiliam no apredizado dos alunos. Mas temos que ter cuidado por que os alunos acham que esse tipo de aula é recreativa!
ExcluirOlá a utilização do laboratório de informática é muito interessante, tive uma experiência no estágio, onde os alunos utilizaram o laboratório de informática para atividades os alunos gostaram muito, e aprenderam ao realizar as tarefas mas de certa forma o uso da tecnologia distância os alunos do foco, do conteúdo, pois o livre acesso a internet possibilitou a eles a entrada em sites não educativos que dispersavam a aula. Acredito que essa seja a grande dificuldade que os professores encontram, manter a turma inteira focada em uma atividade específica no laboratório de informática.
ResponderExcluirDurante o estágio vocês utilizaram o laboratório de informática da escola? Como foi?
ResponderExcluir