domingo, 8 de dezembro de 2013

GEOMETRIA ANALÍTICA

Igualmente chamada de coordenadas geométricas, é uma parte da Matemática que estabelece as afinidades que têm entre a Álgebra e a Geometria. Sendo assim, uma reta, uma circunferência ou uma figura podem ter suas propriedades analisadas por meio de métodos algébricos.

Uma particularidade importante se exibe no significado de formas geométricas de caráter numérico, tirando dados informativos da representação. Baseando-se nisso, a Matemática passa a ser vista como uma disciplina moderna, apropriada para esclarecer e comprovar situações relacionadas ao espaço. Os elementos intuitivos de vetores começam a ser descobertos de maneira incisiva, na procura por resultados numéricos que anunciem os conceitos da junção da Geometria com a Álgebra.

Ao estudo da Geometria Analítica estão relacionados Estudo Analítico do Ponto (Plano Cartesiano, Distância entre dois pontos, Ponto médio de um segmento, Condição de alinhamento de três pontos), Estudo da Reta (Equação geral e reduzida da reta, Intersecção entre retas, Paralelismo, Perpendicularidade, Ângulos entre retas, Distância entre ponto e reta), Estudo da Circunferência (Equação geral e reduzida da circunferência, Posições relativas entre ponto e circunferência, Posições relativas entre reta e circunferência, Problemas relacionados à tangência) e Estudo das Cônicas (Elipse, Hipérbole, Parábola Intersecção entre cônicas, Retas tangentes a uma cônica).
No vídeo, da Vestibulandia.com, que está disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=NP3Tcwci7wI é possível ver os Conceitos Iniciais, inclusive as aplicações no dia-a-dia. O mesmo canal disponibiliza vários vídeos explicativos sobre o conteúdo.

Já no site Descomplica também é possível acessar diversos vídeos com explicações do professor Glaucio Pitanga, (http://www.descomplica.com.br/matematica/geometria-analitica).
É interessante utilizar os recursos disponíveis para visualização do conteúdo e consequentemente sua melhor compreensão. Por isso indicamos alguns sites:
NO site Mais recursos educacionais (http://www.mais.mat.br/wiki/Jogo_da_classifica%C3%A7%C3%A3o_dos_tri%C3%A2ngulos) tem disponibilizado o Jogo da classificação dos triângulos, onde é possível trabalhar classificação de triângulos, coordenadas no plano e distância entre pontos.
Para aprender a ler as coordenadas no Plano Cartesiano, bem como diferenciar os eixos, é interessante acessar http://www.skoool.pt/content/los/maths/cartesian/launch.html .


O mesmo site citado acima disponibiliza o jogo Batalha Naval, que trabalha a compreensão em localizar pontos num plano bidimensional utilizando coordenadas, http://www.skoool.pt/content/sims/maths/Co-ordinates/launch.html.


Jogo este que pode ser jogado no papel:

1º Momento: Jogo – Batalha Naval 
1º Passo: Ensinar as regras do jogo
2º Passo: Formação de duplas 
3º Passo: Determinação do tempo de partida – 10 min. 
2º Momento: Apresentação do assunto 
1º Passo: Relacionar o jogo com as coordenadas cartesianas 
2º Passo: Construir a definição de coordenadas com os alunos. 
3ºPasso: Marcação dos pares ordenados no papel milimetrado. Esses pares serão construídos a partir dos pares do jogo.
REGRAS DO JOGO 
Embarcações (navios) disponíveis: 
5 Hidroaviões 4 Submarinos 3 Cruzadores 
2 Encouraçados 
1 Porta-aviões 
Preparação do jogo: 
1. Cada jogador distribui suas embarcações pelo tabuleiro. Isso é feito marcando-se no reticulado intitulado "Seu jogo" os quadradinhos referentes às suas embarcações. 
2. Não é permitido que duas (2) embarcações se toquem. 
3. O jogador não deve revelar ao oponente as localizações de suas embarcações. 
Jogando (regra mais fácil): 
Cada jogador, na sua vez de jogar, seguirá o seguinte procedimento:
1. Anunciará 3 pontos (localizações), indicando a coordenadas do alvo através do número da linha e da letra da coluna que definem a posição. Para que o jogador tenha o controle dos pontos anunciados, deverá marcar cada um deles no reticulado intitulado "Seu jogo”. 
2. Após cada um dos pontos localizados, o oponente avisará se acertou e, nesse caso, qual a embarcação foi atingida. Se ela for afundada, esse fato também deverá ser informado. 
3. A cada ponto acertado em um alvo, o oponente deverá marcar em seu tabuleiro para que possa informar quando a embarcação for afundada. 
4. Uma embarcação é afundada quando todas as casas que formam essa embarcação forem atingidas. 
5. Após os 3 pontos localizados e as respostas do oponente é a vez para o outro jogador. 
O jogo termina quando um dos jogadores afundar todas as embarcações do seu oponente. 
 (Fonte: http://no-mundo-da-matemagica.blogspot.com.br/2013/04/geometria-analitica.html)


Cristiane Klein, Dionara Wentz, Denise Von Mühlen, Nadia Meith

12 comentários:

  1. O estudo da geometria analítica nos abre uma infinidade de atividades lúdicas que podem ser trabalhadas em sala de aula.
    Este exemplo de atividade que o grupo citou é bem interessante e traz o conteúdo de forma simples, direta e divertida facilitando o aprendizado dos alunos.

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  2. Parabéns ao grupo pela postagem, pela utilização de imagens e exemplos de aplicabilidade. Gostaria que vocês voltassem um pouco ao passado e imaginassem como seria possível o processo ensino aprendizagem da Geometria Analítica sem os recursos de software? E de que maneira as imagens do Blog seriam explicadas?

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  3. O ensino deve respeitar a evolução histórica dos conceitos, explicitando para o aluno como eles evoluíram. A ideia é que as dificuldades que o aluno enfrenta em seu aprendizado são, muitas vezes, semelhantes aquelas que a ciência enfrentou em sua evolução. As aplicações das imagens têm possibilidades infinitas, talvez esta seja a técnica mais afeita à maneira que nossos cérebros compreendem a realidade. Conceber projetos concretos para trabalhar com os estudantes. Para a fixação das coordenadas cartesianas um bom jogo de batalha naval é excelente e animam os alunos, cada grupo deve ditar as coordenadas dos navios colocados pelo outro ao posicionar sua esquadra. Muitas variações sobre este tema podem ser feitas, outros jogos de tabuleiro também são recomendáveis. Outra possibilidade é trabalhar com o próprio espaço físico da sala.

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    1. Sem dúvida Marcos que essa evolução deve ser respeitada e aproveitada ao máximo na construção da aprendizagem. Mas antigamente também era possível aprender sem esses recursos. Como era o processo ensino aprendizagem?

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  4. O Software Geogebra é muito importante no processo de ensino - aprendizagem da matemática, principalmente quando se estuda a geometria espacial, pois esse conteúdo é considerado um dos mais difíceis a serem trabalhados com os alunos sem o uso do software.

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    1. Pois é Dionara! Como era feito isso, sem o uso de software?

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  5. Acredito que antes dos softwares, o estudo era realizado através do uso da régua e compasso.

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  6. Concordo com a colega Cristiane, os alunos apreendiam através de réguas e compasso.

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  7. O uso dos softwares ocorre na sala de informática. As escolas da região utilizam os laboratórios? Os professores conhecem esses softwares?

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  8. Todas as escolas estão equipadas com sala de informática, porem nem todos os professores conhecem esses softwares e assim acabam não usando os laboratórios de informática com seus alunos, pois preferem ensinar os alunos na forma tradicional.

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