BATALHA NAVAL NO PAPEL
Através do jogo que apresentamos, os
alunos tem a oportunidade de aprender o plano cartesiano ortogonal de
coordenadas de uma forma mais dinâmica e prazerosa. O jogo funciona da seguinte
forma:
Os alunos devem formar duplas,
cada jogador distribui suas embarcações pelo tabuleiro. A aplicação se
dará em dois tempos de aula com 50 minutos cada.
Para aplicação do jogo “Batalha
Naval”, entregar uma cartela para cada um, propondo aos alunos o preenchimento
do reticulado intitulado “SEU JOGO” os quadrinhos referentes às suas
embarcações, em seguida iniciar a orientação, começando o jogo, em cada dupla. As
embarcações não podem se tocar. O jogador não deve revelar ao oponente as
localizações de suas embarcações.
Como jogar:
Cada jogador, na sua vez de jogar,
seguirá o seguinte procedimento:
Anunciará 3 pontos (localizações),
indicando a coordenadas do alvo através do eixo “x” e do eixo “y’ que definem a
posição. Após cada um dos pontos localizados, o oponente avisará se acertou e,
nesse caso, qual a embarcação foi atingida. Se ela for afundada, esse fato
também deverá ser informado. A cada ponto acertado em um alvo, o oponente
deverá marcar em seu tabuleiro para que possa informar quando a embarcação for
afundada. Uma embarcação é afundada quando todas as casas que formam essa
embarcação forem atingidas.
Após os 3 pontos localizados e as
respostas do oponente é a vez para o outro jogador.
O jogo termina quando um dos
jogadores afundar todas as embarcações do seu oponente.
Sistemas de coordenadas: Ao
brincar com o jogo “Batalha Naval” e ao disparar um “tiro” você diz a posição
representada por um número e uma letra para tentar acertar o armamento do
adversário.
Essas informações são as
coordenadas do local de destino do “tiro”.
Em muitas outras situações do
cotidiano, necessitamos de sistemas de coordenadas. Do mesmo modo, para
localizar um ponto em um plano, podemos adotar um sistema de coordenadas, e o
mais usual é o sistema cartesiano ortogonal de coordenadas.
Fonte de pesquisa: no-mundo-da-matemagica.blogspot.com.br
Autoras: Aline Fernanda Griebler, Carine Daiana Lenz e Joziane Biberg
O trabalho em grupo, o espírito de competição faz com que os alunos se dediquem as atividades com maior dedicação.
ResponderExcluirExatamente isso colega, e dessa forma eles acabam aprendendo mais e com uma maior facilidade.
ExcluirParabéns pelo trabalho, Grazi!
ResponderExcluirMuito obrigada!
ExcluirInteressante este jogo nunca tinha pensado que pudesse ser relacionado a geometria, gostei da ideia, alias penso que deveríamos usar mais os jogos dentro da sala de aula.
ResponderExcluirRealmente colega, este jogo é muito interessante para que os alunos compreendam melhor e com mais facilidade a questão do plano cartesiano; sempre que usamos alternativas mais dinâmicas facilitamos e ampliamos a aprendizagem.
ExcluirConcordo com os colegas Cristiane e o Silvério, pois quando os professores utilizam jogos em sala de aula, os alunos entram em competição entre eles e cada um se dedica ao máximo com a intenção de sair o vencedor.
ResponderExcluirIsso mesmo, quando os alunos são incentivados a competir, de uma forma saudável, é claro, eles se dedicam mais, e consequentemente eles acabam aprendendo bem mais.
ExcluirOs jogos didáticos podem representar uma tática que ajude o estudante e que seja algo de grande relevância na sua aprendizagem. Os alunos têm certa dificuldade de aprender o conteúdo e isso se dá pela falta de interesse, de motivação e da metodologia aplicada. Por tanto, para atrair atenção dos mesmos é necessário uma linguagem sedutora e que aproxima o aluno da realidade, transformando os conteúdos em vivência.
ResponderExcluirConcordo com você colega, precisamos encontrar maneiras de fazer com que o aluno queira aprender aquilo que estamos dispostos a ensinar. O aluno precisa estar motivado para aprender, sem motivação é impossível fazer algo, e nós como professores temos o papel de motivar esse aluno; para conseguir isso precisamos de metodologias mais atraentes e convidativas e os jogos com certeza entram nessa categoria.
ExcluirOlá meninas! A aplicabilidade do jogo Batalha Naval no estudo das coordenadas cartesianas realmente é muito bom, mas gostaria que vocês falassem mais sobre a Geometria Analítica e suas outras aplicações, por exemplo ou por que escolheram especificamente esse jogo. Aguardo comentários.
ResponderExcluirAbraços
O estudo da geometria analítica não contribui somente para o conhecimento da matemática, mas também para o conhecimento de outras áreas como os da construção civil, engenharia elétrica, mecatrônica, robótica, dentre outras. Portanto é muito importante que os alunos compreendam de forma clara a geometria analítica, para que em seus estudos posteriores, inclusive na faculdade, não encontrem dificuldades em relação a esse conteúdo. Sabemos que os jogos são metodologias de ensino bastante eficazes, pois trabalham o assunto de uma forma mais dinâmica e até mesmo lúdica, facilitando e fortalecendo a compreensão do conteúdo; associando-se a prática a teoria é muito mais fácil conquistar o aprendizado. O jogo Batalha Naval, já é conhecido e praticado por muitos alunos e dessa forma fica mais fácil, pois é só associar a prática do jogo a teoria, possibilitando assim a aprendizagem; a partir desse jogo fica bem mais claro para o aluno a compreensão do plano cartesiano.
ExcluirOlá Professora Valesca! Como vimos através dos estudos até aqui realizados, os conteúdos da geometria analítica se dá através da utilização da álgebra. Os vetores também estão ligados ao estudo da geometria analítica, dessa forma pode-se explicar melhor os cálculos relacionados com à Cinemática Vetorial, Campo elétrico entre outros conteúdos relacionados com o estudos da geometria analítica e a física. Outro cálculo que é muito aplicado é o Cálculo Diferencial e o Integral, que nos dias de hoje esta sendo usado na Engenharia.
ResponderExcluirEscolhemos esse jogo: "Batalha Naval no Papel", para demostrar o plano cartesiano de forma diferente, que desperte um maior interesse nos alunos, fazendo assim com que eles possam aprender com mais facilidade.
Abraços..
Boa parte das crianças e adolescentes sabem jogar batalha naval, mas pouquíssimos compreendem plenamente a abstração do plano cartesiano. Isto significa que o simples "brincar" com a batalha naval, não é garantia de que o aluno compreenda a geometria das coordenadas. A brincadeira pode ser utilizada como motivação inicial, mas é preciso avaliar estratégias para utilizá-la pedagogicamente.
ResponderExcluirAtt. Ronei A. Pilger
Achei tudo muito interessante. Agora, a Batalha Naval é um clássico. Quando não tinha computador, desenhávamos as folhas quadriculadas para jogar....
ResponderExcluirAtt. Ronei A. Pilger